Por meio da análise do caráter, é possível mapear as influências do passado, como traumas e experiências negativas, nos padrões de comportamento e emoções presentes. Ao compreender essas influências, é possível desbloquear a energia estagnada e promover transformações positivas na vida do indivíduo. As psicoterapias corporais de Reich, Lowen e Gendlin são fundamentais na abordagem da psicologia corporal. Wilhelm Reich, um psicanalista austríaco, é considerado o responsável pela criação da psicologia corporal.

Quais são os traços de caráter?
Ele acreditava que as emoções reprimidas se manifestavam no corpo, causando tensões musculares e sintomas físicos. A terapia bioenergética busca liberar essas emoções através de exercícios físicos, respiração e massagem. Reich acreditava que as emoções reprimidas e os traumas do passado se manifestam no corpo, causando doenças físicas e mentais. Ele desenvolveu técnicas para acessar essas emoções através do corpo, promovendo a liberação e a cura.
A Psicologia Corporal

- Através do trabalho desenvolvido por Reich, Navarro e Lowen é possível fazer uma intersecção das Couraças Reichinanas e os tipos psicológicos do Eneagrama e propor terapias breves para o desbloqueio e melhor circulação energética do indivíduo.
- Ele acreditava que as tensões musculares e posturais refletem os conflitos emocionais e que ao trabalhar o corpo, podemos acessar e transformar esses conflitos.
- Você vai entender todos os desafios que você já enfrentou na vida, e vai ter o que você precisa para conseguir lidar com todos os desafios que aparecerem daqui em diante.
- Com isso, o corpo e a mente se tornam reflexo um do outro (Barros & Moreira, 2017).
- O traço de caráter masoquista começa a surgir no período do desfralde, quando a criança passa a usar o banheiro.
- Existem mães que não acolhem os filhos, tanto no aspecto afetivo quanto no aspecto energético corporal” (Barros & Moreira, 2017).
Dois exemplos de pessoas que possuem o traço de caráter Oral predominante são a atriz Fabiana Carla (a esquerda), e o apresentador Jô Soares (a direita). É possível entender qualquer pessoa apenas analisando formato do seu corpo, que foram moldados através dos cinco traços de caráter. Além do teste dos traços de caráter, você vai receber instruções de como cuidar e manter cada um dos cinco traços de personalidade no recurso. Você também recebe um manual personalizado do seu funcionamento com todas as suas combinações de traços, gráficos e um plano para colocar os ajustes em prática no dia-a-dia.
artigo
O tipo I do eneagrama corresponde à personalidade histriônica do DSM, o obsessivo-compulsivo. Uma “virtude irada”, assim Naranjo (1996) define o Tipo I. Catalisando sua emoção (raiva) e o cognitivo (perfeccionista) o Tipo 1 leva a sério a vida. Tudo é transformado em objeto de compulsão ou obsessão leve, moderada ou severa, de forma de que ninguém consegue fazer melhor que ele, já que seus padrões de perfeição são definidos por sua própria paixão. O curso é disponibilizado na plataforma do aluno, onde os recursos em texto e vídeo-aulas são apresentados sequencialmente para facilitar o aprendizado. Dada a carga horária reduzida, o curso é de valor diferenciado em comparação com a especialização. Portanto, os alunos estudam de forma independente, sem interações diretas com o professor, permitindo flexibilidade em seu ritmo de estudo e horários. O que as impede de realizar os seus sonhos, é justamente o medo de errar e se sentirem humilhadas novamente.
- Em virtude do traço caracterial masoquista percebemos o bloqueio hiporgonótico do diafragma, chamado de “grande boca”, é encontrado sempre que há um núcleo psicótico no indivíduo e provoca o masoquismo primário.
- O mecanismo de defesa vai tornar essa pessoa detalhista, medindo cada passo.
- No DSM podemos associar o distúrbio da personalidade antissocial ao tipo VIII do Eneagrama.
- O caráter fóbico da psicanálise, agora refletido no distúrbio da personalidade “esquiva”, bem como no da personalidade “dependente”, é outro.
- A liberação das couraças musculares permite que a energia vital flua livremente pelo corpo, promovendo um maior bem-estar emocional e físico.
Quais traços de caráter são bons ou maus? Quais traços são ruins?
Se você quiser saber mais sobre o traço de caráter oral, é só clicar neste link que você terá acesso a um artigo completo. Se você quiser saber mais detalhes sobre o traço de caráter esquizoide, é só clicar neste link que você terá acesso a um artigo completo. “Essa situação pode ser ocasionada durante o processo de gestação até seis meses de vida. Existem mães que não acolhem os filhos, tanto no aspecto afetivo quanto no aspecto energético corporal” (Barros & Moreira, 2017). O quanto você vivenciou cada uma dessas sensações, em certas fases da sua vida é o que determinou o formato do seu corpo e o tipo de mente que você tem. As 9 personalidades, segundo o Eneagrama, possuem paixões energéticas básicas (medo, raiva e ansiedade), que podem ser definidos por bloqueios caracterizais análogos aos de Wilhelm Reich. Através do trabalho desenvolvido por Reich, Navarro e Lowen é possível fazer uma intersecção das Couraças Reichinanas e os tipos psicológicos do Eneagrama e propor terapias breves para o desbloqueio e melhor circulação energética do indivíduo. Ele desenvolveu sua principal ferramenta terapêutica, o Focusing , com o objetivo de ajudar seus pacientes a se conectarem com suas sensações físicas e experiências vitais. Depois de processá-los adequadamente, a pessoa também seria capaz de simbolizá-los corretamente e dar-lhes significado. Dois exemplos de pessoas com traço de caráter Masoquista predominante são a chanceler Angela Merkel (a esquerda) e a ex-presidente Dilma Rousseff (a direita).
A formação do caráter
Se você notar vai perceber que essa parte do corpo do oral é mais funda, como se realmente estivesse vazio ali. Pessoas com esse formato predominantes são muito criativas, imaginativas, vivem no mundo à parte. Ao longo dessas fases, o sistema nervoso envia orientações ao corpo sobre como deve ser seu formato (em partes), incluindo olhos, boca, cabeça, quadril, tronco e pernas. Luiza Meneghim traço de caráter rígido de algo mais profundo, que está gravado nos músculos, no formato do rosto e até naquela gordurinha que muita gente passa a vida toda tentando eliminar. O corpo é a parte visível da mente que a pessoa tem, ele revela a verdade por trás de qualquer problema que uma pessoa enfrentou durante parte de sua infância. Neste artigo eu falo sobre Os Cinco Traços de Caráter de Reich e como o formato do Corpo Explica como a Mente das pessoas funciona, revelando tudo sobre elas. Ele pode ter dificuldade no relacionamento amoroso, pelo fato de que o seu primeiro “amor” pelo pai ou pela mãe não foi correspondido. Estas terapias utilizam técnicas que visam liberar emoções reprimidas, promover o equilíbrio energético e aumentar a consciência corporal, contribuindo para o bem-estar e a saúde mental dos indivíduos. Eugene Gendlin, por sua vez, criou a terapia focada no corpo, uma abordagem que se baseia na experiência sensorial e corporal do cliente. Gendlin desenvolveu o conceito de “escuta do corpo”, que envolve prestar atenção às sensações físicas e emoções presentes no momento. A terapia focada no corpo busca promover a autoconsciência e a autorregulação emocional através da conexão com as sensações corporais. Wilhelm Reich foi um dos pioneiros das psicoterapias corporais, desenvolvendo a análise do caráter e a terapia bioenergética. Eles costumam ter os músculos bem definidos e um corpo sedutor cheio de curvas. O olhar também pode ser sedutor, e até mesmo desafiador, como se dissesse “tente me conquistar”. Por levar muito “peso” nos ombros, a cintura é grossa e quadrada, assim como o rosto e o pescoço. O mecanismo de defesa vai tornar essa pessoa detalhista, medindo cada passo. Quando o ele consegue suprir suas necessidades sozinho, se sente satisfeito e independente. Isso é de extrema importância para ativar seus recursos, alcançando um grande potencial nas áreas da comunicação, culinária, o cuidado com outras pessoas ou animais. Quando ele se aceita como tal, ele sente que pode existir e aí passa a utilizar todos os recursos do traço como criatividade, racionalidade, intuição e ideias fora da caixa, por exemplo.